terça-feira, 17 de abril de 2007

Biblioteca virtual reúne documentos e pesquisas sobre corrupção no Brasil e no mundo

Gláucia Gomes Repórter da Agência Brasil

Interessados em acompanhar as ações referentes ao combate às fraudes, extorsão, abuso de poder, contrabando, entre outros assuntos, no Brasil e em outros países, já podem consultar a Biblioteca Virtual contra Corrupção (BVC).A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), lançou no início do mês o banco de dados virtual com o objetivo de divulgar pesquisas e informações sobre o assunto, bem como disponibilizar dados sobre auditoria, fiscalização e ouvidoria.

“Até hoje nós não tínhamos no Brasil um banco de dados que concentrasse essa quantidade de informações sobre estudos desenvolvidos em nosso país sobre corrupção e assuntos ligados a corrupção”, afirma a secretária de Prevenção de Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Virgínia Cestari.

Segundo ela, a biblioteca foi lançada com um acervo de cerca de 500 documentos entre artigos, teses e estudos científicos relacionados à corrupção, incluindo textos de organismos internacionais. Esse acervo deverá ser atualizado diariamente. Todo o conteúdo é de domínio público ou obteve prévia autorização dos proprietários dos direitos autorais.

O uso das informações da Biblioteca Virtual contra a Corrupção é livre, mas não é permitido, em nenhuma hipótese, o uso das publicações para fins comerciais, direta ou indiretamente, ou que violem os direitos autorais.

Pesquisadores ou interessados no assunto podem colaborar com o acervo da biblioteca. Para submeter à análise do conselho editorial da biblioteca artigos, pesquisas, relatórios, monografias, dissertações, teses ou outros materiais, é necessário encaminhar o documento para o endereço eletrônico bvc@cgu.gov.br.

Caso o documento não seja de domínio público, deve ser enviado o Termo de Autorização (preenchido e assinado). O material será analisado e passará por critérios que permitam dar ao usuário a confiabilidade do conteúdo publicado na biblioteca. Para acessar o banco de dados, basta entrar no endereço eletrônico www.cgu.gov.br.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário