quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Portal das Artes: Funarte/MinC inaugura espaço virtual focado na interatividade e na disponibilização de conteúdo


Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, dentre outros segmentos culturais e temas relacionados, estão disponíveis no recém-lançado Portal das Artes - ambiente online da Fundação Nacional das Artes, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Em funcionamento desde a semana passada, o espaço multimídia oferece inúmeras possibilidades aos internautas. A principal delas é a interação, como explica o diretor de Programas Integrados da Funarte/MinC, Tadeu Di Pietro: “em um site o conteúdo é fixo, estático, no portal o conteúdo é mais amplo, existe interatividade com os usuários, é um ambiente virtual mais dinâmico”.

Di Pietro esclarece, ainda, que até março de 2010 o Portal das Artes passará por diversas modificações e adequações. A intenção, segundo ele, é “ajustá-lo” às necessidades que surgirem no decorrer da implantação plena do novo sistema. “O portal, por ser um ambiente interativo, deve receber colaborações - críticas e sugestões - dos internautas.”

Ao acessá-lo, o usuário pode realizar inscrições para participar das ações, programas e projetos da Fundação, adquirir informações atualizadas no Mapa dos Teatros do Brasil e pesquisar a programação dos espaços culturais da instituição no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Outra novidade é a disponibilização de conteúdo. Todos os arquivos da Funarte/MinC, inclusive acervos documentais e sonoros, foram digitalizados e podem ser pesquisados por qualquer pessoa. Os textos publicados em livros, por exemplo, estão disponíveis, gratuitamente, aos interessados.

“O Portal tem um papel simbólico neste momento, pois vai colocar a Funarte ao alcance do público. A publicação desses livros também é muito importante para o desenvolvimento das artes no país”, disse Sérgio Mamberti, presidente da instituição.

Saiba mais sobre o Portal das Artes.

Texto: Grazielle Machado, Comunicação Social/MinC
Fonte: Ascom Funarte/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário