quarta-feira, 19 de maio de 2010

Biblioteca Britânica criará acervo digital de jornais


Biblioteca anuncia que digitalizará mais de 40 milhões de páginas de jornais, criando um acervo digital público do jornalismo impresso.
Por Nátaly Dauer, Geek

A Biblioteca Britânica anunciou nesta quarta-feira que digitalizará um cerca de 40 milhões de páginas de jornais, a fim de criar um acervo digital público e não perder a história do jornalismo impresso.

Após a Biblioteca do congresso dos Estados Unidos anunciar em abril que iria eternizar os arquivos do Twitter, agora é a vez da Biblioteca Britânica formar um acervo digital, mas de um material bastante diferente: os jornais impressos desde 1700, entre edições locais, regionais e nacionais.

Segundo Ben Sanderson, porta-voz do Biblioteca Britânica, “os jornais são feitos para serem lidos uma vez e jogados fora e, por isso, são frágeis”, e continua, afirmando que esta será a maior digitalização de jornais que o Reino Unido já viu, conta o site do jornal The Gardian.

A iniciativa é um importante passo para levar os registros impressos em jornal para o meio digital e, ao mesmo tempo, ajudar a preservar toda a história que foi contada neste meio de comunicação secular.

Atualmente, a Biblioteca Britânica possui o maior acervo – cerca de 750 milhões de páginas – de material publicado em jornais, entretanto, ele está sob a forma de microfilmes ou das próprias páginas de papel guardadas com pesadas capas de couro.

A digitalização será feita pela empresa Brightsolid e o custo total do projeto ainda não foi divulgado, mas Sanderson acredita que uma única página de jornal pode custar pelo menos £1, cerca de R$ 2,60, para virar um arquivo.

Imagem: DCU Library

Nenhum comentário:

Postar um comentário