sábado, 16 de outubro de 2010

Museu online: Biblioteca virtual facilita o acesso à pesquisa sobre arte

A pesquisa virtual da biblioteca do MAC é bem simples e pode ser feita pelo nome do autor, título da obra ou assunto desejado. Foto: Arquivo


Por: Luciana Jacques - O Fluminense

Boa notícia para os apreciadores e pesquisadores de arte: o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói acaba de ganhar uma biblioteca online. O material a ser pesquisado inclui 4.350 catálogos, 1.350 livros, 500 títulos de CDs e DVDs, além de teses, dossiês de artistas e críticos de arte, clippings, entre outras publicações sobre arte moderna e contemporânea, arquitetura, fotografia, design e, como não poderia deixar de ser, sobre o idealizador do MAC, o arquiteto Oscar Niemeyer.

“O acervo digital surgiu com a necessidade de ampliarmos o acesso a esse material. A pesquisa é bastante simples e pode ser feita pelo nome do autor, pelo título da obra ou assunto desejado”, enumera o bibliotecário Alan Luiz e Silva Ramos. “Nosso público-alvo é formado por artistas, curadores, críticos, pesquisadores, estudantes”, completa ele.

O projeto está sendo coordenado por Lêda Abbês e conta com a parceria de uma empresa privada, que está cuidando da parte visual do portal. Por enquanto, segundo o bibliotecário, quem acessar a biblioteca online poderá consultar todas as referências do acervo físico do MAC,mas só encontrará a capa e a descrição dos livros. O conteúdo completo está liberado apenas para os materiais produzidos pelo museu.

“A catalogalização é um processo que requer mais tempo”, explica Alan Luiz, ressaltando que entre os títulos mais procurados desde que a biblioteca entrou no ar está o livro lançado em comemoração aos dez anos do museu, os catálogos das exposições realizadas no MAC, assim como informações sobre as obras de Iberê Camargo, Hélio Oiticica e Lasar Segall, além do Mapa do Agora, um catálogo que reúne dados sobre os artistas da Coleção João Sattamini.

Alan Luiz lembra, ainda, que inicialmente o acervo do MAC era constituído por catálogos, folders e clippings que foram trazidos com a coleção de Arte Contemporânea Brasileira de João Sattamini. E que a partir de 2001 passou a incorporar catálogos de arte contemporânea brasileira em geral, além de documentos sobre artes visuais, história da arte e crítica de arte.

Para consultar o acervo digital, basta acessar o site do MAC (  www.macniteroi.com.br  ) e clicar no link biblioteca online. O acesso ao material de pesquisa é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário