quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Paraná: Governo inaugura biblioteca e portal de informações ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, e o presidente do Instituto das Águas do Paraná, inauguraram nesta quinta-feira (11) a biblioteca da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e lançaram o novo portal de informações ambientais do Governo do Estado e o novo site do Instituto das Águas do Paraná.

A biblioteca tem mais de 12 mil obras específicas sobre a área ambiental, livros, monografias, periódicos, fitas de vídeo, CDs, Estudos de Impacto Ambiental (EIAS), e Relatórios de Impacto Ambiental (EIARIMAS). O espaço conta com sala de estudo e internet e será aberto à população de segunda à sexta-feira.

O arquivo da biblioteca reúne todo o acervo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da antiga Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma) e do extinto Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). O acervo conta com livros de variados temas relacionados à área ambiental, como aterros sanitários, aterros industriais, usinashidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), rodovias, estações de areia, linhas de transmissão, aproveitamento hidrelétrico, coprocessamento de resíduos, resíduos de serviços de saúde, usinas termelétricas, redes de gás natural, resíduos sólidos, cemitérios, barragens, lavras de ouro, entre outros.

Portal - Além da biblioteca, o secretário lançou o novo Portal de Meio Ambiente apresentado pela Secretaria e Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o objetivo de ser um site de referência em informação ambiental.

O sistema de informações ambientais foi totalmente reformulado, os conteúdos atualizados e a apresentação ganhou um formato mais moderno, facilitando o acesso do público.

No endereço http://www.sema.pr.gov.br/  o internauta encontrará todas as informações públicas relacionadas a recursos hídricos, resíduos sólidos, recursos atmosféricos, licenciamento, biodiversidade e florestas, Agenda 21, educação ambiental, entre outros temas importantes. Além disso, o portal da Sema dá acesso direto às páginas na internet das autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas e Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG).

Outra novidade está na maior interatividade do cidadão com os órgãos ambientais, por meio do “Fale Conosco”, twitter e ouvidoria.

Instituto das Águas - O novo site http://www.aguasparana.pr.gov.br/  é um marco da passagem da extinta Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento (Suderhsa) para o Instituto das Águas do Paraná. Com uma nova proposta visual e de navegação a página virtual vai representar as mudanças propostas pela nova autarquia da Sema e suas funções.

Estão à disposição no site para download o Plano Estadual de Recursos Hídricos e a Política de Recursos Hídricos do Paraná, assim como informações sobre os agentes do sistema composto pelas gerências regionais e pelos Comitês de Bacias Hidrográficas. Está previsto para o ano que vem o acesso a novos serviços, como o cadastro on-line da outorga e uma aplicação para o acesso a dados de hidrologia.

Fonte: Agência de Notícias Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário