quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Revolução dos wikis: uma enciclopédia audiovisual inteiramente online


A evolução da forma de como consumimos informação aparentemente acabou de evoluir, graças ao surgimento do Qwiki. De uma forma completamente inovadora, Qwiki se apresenta como uma enciclopédia virtual com um extenso acervo de verbetes para consulta em formato audiovisual. Ou seja: ao invés de ler um artigo (como você fazia nas antigas enciclopédias), agora você o assiste, com fotos, vídeos e uma narração legendada.

Resumindo: Qwiki é a evolução do Wikipedia. É a transformação definitiva daquela coletânea sobre o conhecimento humano, que começou como um catálogo de papel, e hoje aparece como pequenos documentários multimídias com links que te levam à outras referências cadastradas.

“Acreditamos que não é só porque a informação é armazenada em máquinas que devemos mostrá-las como se fossem listas de dados de máquinas”, dizem os desenvolvedores do site.

Qwiki ainda está em desenvolvimento e, por isso, possui acesso restrito apenas aos participantes que receberam convites da versão de testes alpha. E por este mesmo motivo, o site por enquanto só oferece a opção de consultas em inglês.

Como é de praxe em todas as versões de testes abertas para um público restrito, os desenvolvedores do Qwiki esperam que você os informe sobre eventuais erros ou insatisfações que encontrar ou perceber durante a navegação no site.

Experimente o futuro
“Pense em quando você pergunta ao seu professor sobre o Leonardo Da Vinci, ou ao seu amigo bem-viajado sobre a cidade de Buenos Aires. Essa é a experiência que o Qwiki almeja produzir, disponível quando você quiser, onde quer que você esteja no mundo, e em qualquer dispositivo que você estiver usando”,

Qwiki já nasceu com 2 milhões de artigos para consulta e possui um visual bem diferenciado, apesar de guardar suas semelhanças estruturais com os sites de vídeos online (como as páginas do Vimeo em HD). Talvez por acaso, inclusive, o Qwiki parece ser uma resposta natural ao crescente numero de tutoriais e videos explicativos e didáticos nesses mesmos sites.

Otimizações modernas
Assim como os sites de vídeo, o Qwiki também possui um recurso de sugestão de artigos relacionados com temas que possam vir a interessar o espectador enquanto assiste a apresentação de algum verbete do site. No entanto, como o site ainda está no início, algumas sugestões podem parecer estranhas.

Além disso, enquanto o vídeo sobre um verbete é reproduzido, a legenda poderá apontar algumas palavras-chave para outras apresentações, caso o verbete sobre esta citação já tenha sido cadastrada, como algum local, empresa, serviço, tecnologia,… Assim como você já o faz nos artigos do Wikipedia.

E para que você não tenha que carregar páginas desnecessariamente, enquanto procura algum artigo, o Qwiki possui um recurso capaz de mostrar, no próprio campo de busca, os artigos já cadastrados no seu banco de dados. Tudo isso para que você tenha a melhor experiência de navegabilidade enquanto estiver explorando o ambiente do site.

Fonte: G1
via Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário