sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mais conhecimento disponível na web

Mais um serviço disponível de forma gratuita e de fácil manuseio está disponível na internet à população em geral. A Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho é uma importante e moderna ferramenta de acesso ao conhecimento, pesquisa e inclusão digital.

A Biblioteca participa do consórcio internacional OAI - Open Archives Initiative, dentro do qual cerca de 1.200 bibliotecas digitais de universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais de 59 países concordaram em abrir e compartilhar seus acervos de texto completo para a difusão e integração de sua produção científica.

Com esta parceria, estão disponíveis neste momento na Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho, os artigos de cerca de 30 mil periódicos científicos, as teses e dissertações de mestrado e doutorado de importantes universidades do exterior como, por exemplo, Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge, Universidade de Paris e Universidade do Porto, além de instituições de ensino superior brasileiras como a USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UNB e FGV.

Também estão integrados acervos digitalizados de várias Bibliotecas Nacionais, como a do Congresso Americano, Biblioteca Nacional da França e de Portugal.

A integração ibero-americana é enfatizada através da integração com a REDALYC, a maior rede científica de publicações da América Latina.

No âmbito do direito nacional, a Biblioteca Digital da Central de Cursos é integrada com o CNJ - Conselho Nacional de Justiça, STJ - Supremo Tribunal de Justiça, além de vários Tribunais Regionais do Trabalho, que disponibilizam milhares de pareceres, teses, discursos e sessões jurídicas.

O consórcio OAI significa um novo passo na difusão do conhecimento pela Internet, ao permitir concentrar em um só acervo e tornar encontrável um montante nunca antes alcançado de produção científica.

Com esta iniciativa, a Central de Cursos da Universidade Gama Filho - através da inserção nesta comunidade internacional - torna-se pioneira no país ao oferecer à comunidade acadêmica um recurso que objetiva oferecer subsídios de pesquisa e conhecimento inexplorados, fomentando a qualidade e inovação de seu ensino, extensão e produção científica.

Todo este universo do conhecimento é disponibilizado gratuitamente aos professores e alunos da Universidade Gama Filho e se estende a toda a população através do site: http://posugf.com.br/biblioteca/

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário