sábado, 1 de agosto de 2009

Guia Pesquisa Mundi - Bibliotecas Digitais Nacionais




Acervo Digital - Biblioteca Nacional


Alimentarium
A Base Alimentarium - Memória eletrônica em Ciência, Nutrição, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, objetiva a preservação e a divulgação da investigação desenvolvida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) desde 1966 - data de sua criação, sendo a primeira com ênfase nas linhas de pesquisas científicas em Alimentos da América Latina.O módulo de Teses Digitais da Alimentarium servirá como repositório para um rico material educacional de pós-graduação contribuído pelos alunos e docentes da Faculdade de Engenharia de Alimentos. Espera-se que com a disponibilidade das pesquisas discentes através das tecnologias de multimídia e hipermídia, a BibFEA esteja contribuindo na promoção do avanço da área de Ciência de Alimentos estendendo-se os benefícios ao setor industrial alimentício brasileiro.


Banco de Teses - CAPES


Banco de Teses e Dissertações - UnB
Criar, preservar e transmitir conhecimentos são missões precípuas da Universidade. As Teses e Dissertações, que resultam das atividades em nível de pós-graduação, são produtos dos mais importantes da vida universitária. Estão na raiz do saber e do conhecimento que desvenda e explica os mistérios da natureza e das relações humanas, do mundo vivo e do meio ambiente. Estão na estratégia do preparo dos que vão atuar no meio social, no esforço antientrópico e em direção ao equilíbrio e à felicidade dos indivíduos e da sociedade. Umas trarão contribuições imediatas e até revolucionárias; outras mal serão percebidas, além de terem servido de pretexto para a formação de mais um Mestre ou Doutor. Entretanto, todas devem ser documentadas e preservadas, mesmo porque a história já nos ensinou que há descobertas e idéias aparentemente inúteis em determinado momento histórico, mas que podem ter valor mais adiante...
Portanto, todas as Teses e Dissertações pertencem ao patrimônio público científico e cultural, e assim devem ser tratadas, com muito zelo e respeito. A Universidade de Brasília cumpre o dever de colocar este acervo de Teses e Dissertações produzidas nos seus programas de pós-graduação, à disposição do povo brasileiro e de toda humanidade.


Biblioteca digital - Abipti
A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) lançou uma biblioteca digital. Inicialmente, os usuários poderão acessar o catálogo on-line da biblioteca, como livros, periódicos e informações detalhadas sobre as publicações disponíveis. Também podem ser acessados determinados textos na íntegra. Em breve, a biblioteca deverá ter, também, uma base de dados com as monografias dos cursos de Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica (Agintec), da Abipti, além de um serviço de resposta técnica.


Biblioteca Digital Gilberto Freire


Biblioteca Digital - ITA
A BIBLIOTECA DIGITAL do ITA é composta das Bases de Dados específicas de Teses de Mestrado e Doutorado (1997-2004) e dos Trabalhos de Graduação (2003-2004), com seus textos na íntegra, e está totalmente desenvolvida dentro das regras legais e institucionais dos direitos autorais, de segurança quanto a não adulteração dos documentos, e principalmente, com a possibilidade de identificação e do registro de todos os acessos feitos nas referidas Bases.
Importante, ainda, é registrar que a BIBLIOTECA DIGITAL do ITA, estará proporcionando dados essenciais à administração, dentro do contexto estatístico evolutivo, no que tange a toda produção técnico-científica da Instituição.


Biblioteca Digital Jurídica (BDJur)
The Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) is a project of the President of the Superior Tribunal de Justiça, in Brasília/Brazil, per Act No. 278/2004. This repository congregates, preserves and disseminates the intellectual and administrative production of the Court, as well as other documents of interest to the legal world.


Biblioteca Digital do Museu Judaíco


Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais - USP
Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP torna disponível para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade.


Biblioteca Digital Paulo Freire


Biblioteca Digital - PUCCamp


Biblioteca Digital - PUCRio


Biblioteca Digital - PUCSP


Biblioteca Digital - UEL


Biblioteca Digital - UERJ
O usuário da Biblioteca Digital da Uerj pode consultar as teses na íntegra, criar pastas para armazenamento de textos, enviá-los por e-mail e acessar o currículo e o contato dos autores.


Biblioteca Digital - UNICAMP
A Biblioteca Digital da UNICAMP, foi oficialmente instituída em 08/11/2001, através da portaria nº GR-85, que trata da estruturação da Biblioteca Digital da UNICAMP, "através da produção Científica/Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico de: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural".
Com as iniciativas, o software Nou-Rau e a Biblioteca Digital, passou-se a realizar um trabalho integrado na adaptação do software às melhorias necessárias visando a integração de formatos de recuperação de informações usuais em bibliotecas, sem perder a característica principal do software.


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - CICT/FIOCRUZ


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - IBICT
O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
O modelo da BDTD integra duas iniciativas: a de registro bibliográfico e a de publicação eletrônica de teses e dissertações existentes nos acervos das IES brasileiras. Ao integrar essas duas iniciativas, o IBICT amplia a abrangência da BDTD e disponibiliza para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral e referencial provenientes das IES, possibilitando uma forma única de busca e acesso a estes documentos. O conteúdo das teses disponibilizadas em meio magnético (identificado no portal por um ícone) poderá ser acessado diretamente nos repositórios locais das instituições provedoras de dados. Quanto às teses cujo registro apenas contém as referências bibliográficas, estas poderão ser obtidas por meio de solicitação de cópia, via o Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT), integrado à BDTD.
Neste sentido, o IBICT apóia tecnicamente às IES na implementação do Protocolo OAI-PMH (veja www.openarchives.org) para que operem sobre os repositórios locais e gerem registros de metadados em XML/mtd-br. Está disponível no site da BDTD a camada de protocolo implementada em PHP, a qual expõe registros em MTD-BR e OAI-DC (Padrão Dublin Core no contexto definido pelo Open Archives Initiative), o que permite a interoperabilidade com provedores de serviços (Harvesters) compatíveis com o Protocolo OAI-PMH.


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Mackenzie


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Metodista


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UCB


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UCDB


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UCG


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UDESC


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFBA
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA (BDTD) visa disponibilizar os trabalhos produzidos no Programa de Pós-graduação para a comunidade científica nacional e internacional, permitindo maior visibilidade aos resultados dos trabalhos produzidos nesta instituição e ampliação dos horizontes do ensino e da pesquisa. A BDTD da UFBA passará a integrar ao Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações, que, com apoio da FINEP vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência de Tecnologia – IBICT, com objetivo de registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
A BDTD da UFBA disponibiliza on-line, textos integrais e/ou resumos, sumários e referências das dissertações e teses geradas pela UFBA, através do portal da BDTD do IBICT, proporcionando maior agilidade na divulgação e obtenção da informação, facilitando o uso simultâneo de vários documentos por um número maior de usuários, contribuindo para melhor desenvolvimento de pesquisas na UFBA e para preservação do acervo original ao eliminar o empréstimo e /ou xerocópia do texto em papel.


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFF


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFPEL


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFRGS
A evolução muito rápida das informações, associada às novas tecnologias, em especial da informática, levam a repensar o acesso aos acervos das bibliotecas. Dentro deste enfoque, encontramos cada vez mais revistas e relatórios disponíveis sob forma digital, permitindo seu acesso através da Internet. A UFRGS, preocupada em facilitar e disseminar sua produção científica, resolveu disponibilizá-la através da Internet.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS insere-se no Projeto da Biblioteca Digital Brasileira do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT , devendo a UFRGS integrar o Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações.


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFSCar


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFU


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNICID


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINOVE


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNIOESTE


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNISANTOS


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNISINOS


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. Trata-se de um esforço de contribuição para a sociedade do conhecimento.
Para os autores das teses e dissertações, a Biblioteca Digital é uma oportunidade única de exibição dos trabalhos para a comunidade interna e externa à USP, de forma rápida e fácil. Esse fator abrirá perspectivas de crescimento profissional cada vez maiores. A mesma oportunidade será dada aos orientadores e áreas de pós-graduação, que terão um aumento significativo no impacto de suas pesquisas, tanto no Brasil, quanto em qualquer lugar do mundo com acesso disponível à Internet.
A Biblioteca Digital está associada a uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO, a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), o que lhe garante maior confiabilidade e abrangência.


Biblioteca Online Sebrae
A Biblioteca On-Line do SEBRAE é um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.


Domínio Público
Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.


Núcleo Brasileiro de Teses e Dissertações - NUTESES
O Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial - NUTESES - é um centro de informação automatizado voltado para a produção científica, desenvolvida por intermédio dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial, no Brasil e no exterior.

Publicações eletrônicas da UFPE
LIBER - Publicações eletrônicas da UFPE
O objetivo do Liber é expandir a base de publicações eletrônicas e facilitar o acesso da comunidade à produção científica e artística da UFPE.


Sistema de Publicação Eletrônica de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - IBICT
Os Sistemas de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE Modular e TEDE Simplificado), desenvolvidos pelo IBICT, no âmbito do projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), permite a implantação da biblioteca digital local na IES e sua integração ao sistema nacional (BDTD IBICT), como também ao sistema internacional (Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLTD da Virginia Tech).


Teses - FIOCRUZ


Teses e Dissertações - Administração/UFRGS
Em comemoração aos seus 30 anos, o PPGA disponibiliza para a sociedade acadêmica seu acervo de Teses e Dissertações, contemplando quatro diplomas: Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Mestrado Interinstitucional.

Um comentário: