sábado, 1 de agosto de 2009

Guia Pesquisa Mundi - Ciência, Educação & Tecnologia




Agência Fapesp
Um serviço da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Agência FAPESP é uma agência de notícias eletrônica, totalmente gratuita, que tem um site (www.agencia.fapesp.br) e boletins diários distribuídos por e-mail a um público amplo e diversificado, formado por pesquisadores, dirigentes de órgãos de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País, políticos, jornalistas e outros interessados em ciência e tecnologia.

Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica - CenDoTec
O CenDoTec tem como objetivo estimular cooperações bilaterais e regionais no âmbito da ciência e da tecnologia. É considerado pelo Ministério das Relações Exteriores da França, que provê a maior parte dos seus recursos, um estabelecimento com autonomia financeira desde 1983. No Brasil é, a partir de 1978, uma associação sem fins lucrativos de amplitude federal. Suas atividades buscam facilitar e desenvolver o fluxo de informações científicas, técnicas e universitárias entre a França e o Brasil.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ
Acesso a plataforma Lattes, bolsas e auxílios para pesquisa, editais e resultados, formulários, programas especiais e áreas de atuação, fundos setoriais e estatísticas.

Clube OAI do Brasil

Aqui você pode conhecer melhor a OAI. Para entender melhor o movimento e suas raízes, consulte a página Open Archives Initiative. Se você não conhece nada sobre a OAI, visite essa mesma página. Contém uma boa introdução.
Você pode também aprender sobre o protocolo OAI-PMH . Sob a perspectiva da OAI, pode conhecer o significado de metadados, provedores de dados, provedores de serviços e harvesters (coletores automatizados de metadados). Ainda pode encontrar referências para os repositórios OAI-PMH mais famosos e também os que pertencem às iniciativas brasileiras.

Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP
Como obter financiamento, fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia e chamadas públicas dos Fundos Setoriais ou das outras fontes que estão oferecendo oportunidades de financiamento.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
A FAPESP apóia, vários setores da Ciência e da Tecnologia por meio da concessão de bolsas e de auxílios a projetos de pesquisa e a outras atividades ligadas à investigação e ao intercâmbio científicos. O site da instituição oferece serviços como guia de auxílio a importações voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico, formulários para pedidos de bolsas e de auxílios a pesquisas, e outros serviços de apoio às atividades científicas. O conteúdo também inclui histórico e ações da Fapesp, publicações e notícias.

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Agência de fomento sediada em Brasília e vinculada ao Ministério da Educação - MEC, que tem como objetivo principal subsidiar a formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando a formação de recursos humanos qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados.

Iniciativa de Acesso Livre à Informação Científica - IBICT

Leia Livro
Este site faz parte do projeto "São Paulo, um estado de leitores", da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e foi desenvolvido para servir como ponto de encontro para pessoas interessadas em conversar sobre livros e temas afins. O site funciona como um blog coletivo, aberto à colaboração de quem quiser compartilhar seus textos, idéias sobre livros e temas relacionados à literatura.
A participação é aberta e gratuita. O internauta não precisa se registrar para ter acesso ao conteúdo publicado. Mas o mais divertido é participar trocando idéias e fazendo novos amigos. A meta desta iniciativa é que o portal seja ocupado pela sociedade e dessa forma ajude a difundir e exercitar a prática da leitura.

Leitores e Livros

Lendo e Aprendendo

Literatura Online

Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT

Minstério da Educação - MEC


Revista Eletrônica ComCiência
Revista eletrônica de jornalismo científico, com notícias, reportagens, entrevistas, resenhas, novidades em C&T e outros. O site é elaborado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
A SBPC é uma entidade civil criada há 50 anos, sem fins lucrativos e voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. No site do SBPC, o internauta acha o histórico e estrutura de funcionamento da instituição, links para as sete publicações da Sociedade, serviço de cadastramento de sócios, eventos, concursos e outros.

UNESCO

Viva Leitura

2 comentários:

  1. Olá!
    Achei muito interessante teu blog, e como sou da área de ciências e tecnologias, encontrei vários materiais interessantes para minhas aulas.
    Maria Elita Moschen

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professora Maria Elita,

    Seja sempre bem-vinda ao Pesquisa Mundi!

    ResponderExcluir